Destaques

  • Acesse e COMENTE!
  • Muito Obrigado !
  • Acesse e COMENTE!
  • Sigam-nos os bons!
  • Visite o nosso antigo blog!

Sobre o Blog

O antigo Ovelha Blog, agora vem com cara nova, nome novo, tudo novo, para o Desafio Do Conhecimento 2010, realizado pela It's com o apoio do SENAI.
Seus integrantes, quatro alunos do terceirão do Colégio SENAI de Tubarão, tentam mais uma vez levar seu blog ao topo, e sempre dando dicas para os jovens sobre os temas divulgados.
Na última edição do desafio, o então, Ovelha Blog, ficou em segundo lugar, com uma nota de 9,2, ficou atrás somente do blog O Pasquim, que teve a nota de 9,5.

Sejam todos bem-vindos ao novo Ovelha Blog, ou melhor,
OVELHA FAKE!

Qual a importância de um curso superior?

AAAAAAA o famoso curso superior, aquele “friu” na barriga, qual vai ser minha escolha? Sigo o rumo do meu pai? Faço o que a mãe pediu? Meu amigo me falou que este era legal! Mais eu gosto mesmo é de...

Em contrapartida, alguns não encaram essa decisão como uma alternativa, mas sim como uma árdua obrigação. Mas, o fato é que muitos buscam orientações para ingressar em uma carreira, mesmo que não concordem com as sugestões.

Todo mundo passa por um momento como esse em sua vida (e quem não passou, ainda vai passar), é complicado, você está no meio do 3ªº, e se você vê a galera correndo atrás do que “ser”, todo mundo buscando um porque existir entre tantos profissionais. Todo mundo fica com medo e pensa, nunca que eu vou ser isso!
Aí que você se engana, a turma do “ovelha” vê isso como uma barreira invisível, você faz o curso, e quando termina ele, você fala:
“Pô, terminei o curso e não sei nada cara!”

MENTIRA!!!
Você adquiriu muito conhecimento, e você tem noção, o problema é o medo da prática de trabalho, de desafio, o famoso MEDO DE PRIMEIRO EMPREGO.




O tema é CURSO SUPERIOR.
Você sabe quantos cursos existem?
Existem 3 áreas, a das Exatas, as Humanas e as Biológicas. Que se dividem em várias especializações que chegam a mais de 250 cursos, que atuam de varias funções.
Quando você entra na faculdade, parece tudo festa, mais não é bem assim. Olhem essa piadinha: O que a faculdade faz com agente!
 Mas na verdade a faculdade nao prepara somente para o mercado de trabalho, e sim para a vida.

Como diz Frederick van Amstel:

“O Curso Superior é aquele que é capaz de transformar profundamente o intelecto de uma pessoa. Quem faz um Curso Superior abre as portas, as janelas e os porões da mente para a entrada da luz do conhecimento. É uma experiência inigualável.
Agora que eu terminei meu Curso Superior, parei pra olhar pra trás e vi o tamanho da caminhada. São tantos vales, montanhas, florestas e rios que cruzei que nem consigo mais ver onde começou isso tudo. Só posso dizer que antes do primeiro passo não podia imaginar que o mundo era tão grande... e tão complexo.
Agora já posso colocar no meu currículo o título de Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, mas sabe do que mais? Isso é o de menos. A Faculdade não me ensinou a ganhar dinheiro, a Faculdade me ensinou a pensar. Pensar sobre a sociedade, pensar sobre o homem, pensar sobre eu mesmo. Ao invés de sair preparado para o mercado, saio da Universidade preparado para a vida.”
 




Dica da "Ovelha"


Preste atenção, seja o “cara” que sabe o que deve ser feito, e faça bem, o professor está ali pra te explicar, exija o máximo dele, jogo de cintura é essencial para os novos “guerreiros do cotidiano”. Todos temos que ter nosso lado “malandro”, corra atrás de seu objetivo, ter FOCO, é o que precisamos, se lembre “champs” (Champs = campeão,gíria usada pela turma, FICA A DICA) balada, e zuação com a turma, só no final de semana, guarde suas forças para “zuar” ao máximo com a turma no feriado, durante a semana estude, e aproveite o máximo, conhecimento é legal, pelo incrível que pareça.
Procure bem, SEJA SEMPRE O MELHOR NAQUILO QUE FAZ!
E pra quem “curte” ler, aí vai uma sugestão, mas se não possui a devida paciência, igual a turma do ovelha, mas agente se esforça pra fazer isso. Lembre-se é essencial ler, procure gostar de ler, comece devagar, você pega o ritmo, leia o que você gosta, quando fazemos o que gostamos tudo fica mais fácil.

Driblando o desemprego
e
"Para que profissão você foi feito?"
Autor: Psicólogo Gérard Roudaut (FR)


_________________________________________

Dica do Prof.º Muriel Barbosa Felipe, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Presidente da CIPA Pedagógica do SENAI de Tubarão.

"Até certo tempo, as profissões eram escolhidas e influenciadas pelos pais: se o pai era médico, o filho obrigatoriamente tinha que ser médico ou da área da saúde... Se havia um padre na família, deveriam seguir a profissão. Como conseqüência, muitos procuravam os "divãs" de psicólogos e psiquiatras... Haviam muitos conflitos pessoais (ser ou não ser: eis a questão!). Felizmente, hoje a situação esta mudando. É certo que automaticamente seguimos os passos das pessoas que nos incentivam e estão a nossa volta... Contudo, hoje há a liberdade de escolha. E neste contexto, a orientação profissional tem um grande peso. Ademais, a tecnologia emuda constantemente. Uma importante ferramenta que também pode nos auxiliar na escolha de uma profissão."
_________________________________________

Dica da Luana R. Karklis
Responsável pela área de Recrutamento e Seleção do IEL/SC de Tubarão
Graduanda em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC


“No meu ver, o curso superior oferece uma capacitação mais aprofundada a respeito de determinada profissão. Ele possibilita uma formação teórica em longo prazo que além de dar um suporte melhor para as práticas, certamente abre as portas do mercado de trabalho pra você, principalmente se levarmos em consideração a área.”

_________________________________________


Mais algumas dicas da "Ovelha"

Teste vocacional: Existem vários testes vocacionais a disposição na internet. Eles servem para ajudar (ou complicar mais ainda) a fazer a escolha da tão esperada profissão a ser seguida. Selecionamos um teste para você, pode ser meio complicado, mas também esclarece algumas dúvidas a respeito das profissões.
http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

Guia de profissões: Pesquise alguma profissão aqui neste site, mesmo se já sabe o que fazer, olhe outras áreas, conhecimento nunca é demais.
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/

 Perguntas Frequentes sobre Educação Superior
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1438

As universidades perto de você
http://siead.mec.gov.br/novosiead/web/site/#tab=0 

A importância do planejamento da carreira 
http://www.oswaldocruz.br/conteudo_ler.asp?id_conteudo=12485 






Episódio do programa Fantástico de 29/04/2007
A importância da conclusão de cursos superiores e de especialização, para entrar no mercado de trabalho




_________________________________________ 


Veja a dica de Marcelo Adnet, apresentador dos programas 15 minutos e Comédia MTV, para se dar bem nas provas. Colando não dá!




_________________________________________ 


Programa Bom dia Santa Catarina de 03/03/2009
Universidade oferece Curso Superior para 3ª idade










"Aqui fechamos mais um tema do desafio do conhecimento 2010 e a "ovelha" está indo dormir por hoje, ahhh não esquece galera, COMENTA LÁÁ!!!"

6 comentários:

Lucas disse...

Nossa, vocês estão cada vez melhor.
Parabens pelo blog e continuem assim.

ismael. disse...

eu estou em duvida no que devo fazer, mais não sei, faso curso de automação, porem não pretendo seguir na aréa, prefiro algo na parte de computadores. Mais valeu pelas dicas, mt obrigado.

HUGO MICHELS disse...

Muito bom!

larissa disse...

É realmente complicado escolher já no terceiro ano o que fazer para o resto da vida, acho que ainda não conhecemos tudo, todas as opções, por isso não se deve ir atrás de um conselho de pai, mãe ou um amigo, o certo é esperar e ver que aptidão você tem, seja ela na área das humanas, exatas ou biológicas!
As dicas de vocês, os vídeos estão muito bons, tiram muitas dúvidas mesmo! sucesso

zico da malasia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tadeu Shimith disse...

Muito bom pessoal continuem assim, esse post mostrou bem como funciona de verdade.

Postar um comentário