Destaques

  • Acesse e COMENTE!
  • Muito Obrigado !
  • Acesse e COMENTE!
  • Sigam-nos os bons!
  • Visite o nosso antigo blog!

Sobre o Blog

O antigo Ovelha Blog, agora vem com cara nova, nome novo, tudo novo, para o Desafio Do Conhecimento 2010, realizado pela It's com o apoio do SENAI.
Seus integrantes, quatro alunos do terceirão do Colégio SENAI de Tubarão, tentam mais uma vez levar seu blog ao topo, e sempre dando dicas para os jovens sobre os temas divulgados.
Na última edição do desafio, o então, Ovelha Blog, ficou em segundo lugar, com uma nota de 9,2, ficou atrás somente do blog O Pasquim, que teve a nota de 9,5.

Sejam todos bem-vindos ao novo Ovelha Blog, ou melhor,
OVELHA FAKE!

Mercado de trabalho e oportunidades

Fique ligado



O mercado de trabalho, está muito competitivo, pessoas cada vez mais qualificadas, com diplomas e mais diplomas, acaba sendo difícil a entrada de jovens no mercado de trabalho, por alguns motivos, desde não ter toda a qualificação necessária a falta de tempo de serviço.
Mas quando se fala em mercado de trabalho, tem-se que pensar em profissões, o que seguir, como seguir, onde seguir... não pode se perder tempo, sempre se aperfeiçoar com cursos e especializações, e o principal, gostar do que faz!



Dúvidas ainda?
__________________________________

Para a escolha da profissão, devemos considerar o prazer pessoal, no qual, o que você escolher, será algo que terá que conviver com aquela profissão um bom tempo, se lembre, "NÃO DIGA NÃO AS OPORTUNIDADES". Há casos que no último semestre da faculdade trocam de curso pelo simples fato de "não terem se encontrado"... Uma profissão que lhe traga recursos financeiros, porém, não a satisfação pessoal, consequentemente profissional, deve ser bem avaliada, e evitadas. Quando nós fazemos as coisas com gosto, elas saem melhores e sempre haverá o reconhecimento.
A profissão deve ser escolha do próprio indivíduo, cuja escolha lhe traga satisfação e motivação para desenvolver com qualidade a carreira profissional. O famoso "empurrão dos pais" nem sempre é ou era o caminho desejado, o qual acaba tornando alguns profissionais insatisfeitos.
Boa remuneração e colocação no mercado de trabalho se acham, mas para quem realmente tem preparo e especialização, ou seja, a pessoa deve estudar e trabalhar muito para obter o reconhecimento necessário. BUSCAMOS DINHEIRO, ROCONHECIMENTO E SATISFAÇÃO!

1ª Vontade de fazer
2ª Saber o que fazer
3ª Ter motivação para fazer

Dicas para achar a sua área:

1. Identificar a área de interesse na escola
2. Conhecer-se com profundidade
3. Informar-se!
4. Conversar com a família
5. Procurar profissionais do mercado
6. Visitar universidades
7. Diferenciar profissão e carreira
8. Projetar-se no futuro
9. Evitar idealizações
10. Identificar seus pontos fortes e fracos
11. Procurar um orientador vocacional
12. Escolher com calma

Busque sempre se encaixar nas seguintes características:

. Estar sempre à busca de oportunidades;
. Iniciativa;
. Persistência;
. Comprometimento;
. Exigência de qualidade e eficiência;
. Correr riscos calculados ;
. Saber estabelecer metas;
. Buscar informações;
. Planejar e monitorar sistematicamente;
. Capacidade de persuasão e de formar rede contatos;
. Independência e autoconfiança.


Essa é a hora
__________________________________

Somente gostando do que faz você conseguirá êxito. Quando você gosta as tarefas deixam de ser a obrigação e tornam atividades prazerosas.
A escolha da profissão é uma decisão séria, que precisa ser feita com cuidado e paciência. Pessoas bem informadas gostam de ler quase tudo a qual tem acesso, fazendo-a por puro prazer, visitam lugares diferentes através da imaginação, olham o seu redor do que a si próprio, tem grandes chances de um dia parar, abrir aquele sorriso no rosto e dizer “é isso que eu vou fazer”.
Olhe a sua volta, e veja, quais suas oportunidades, o que o mercado da sua região oferece, busque saber como funciona, cursos técnicos, estágios, palestras, tudo isso ajuda.
FIQUE ANTENADO!



Dicas que não são fakes!
__________________________________
  
"O que digo é que oportunidades são inúmeras, as chances não param de crescer, o trabalho não está assim tão disponível, é preciso estar preparado para tal... e estar preparado requer árdua dedicação..., porém é muito recompensadora, minha tendência é olhar e agir na nossa realidade com a lente do otimismo, só assim veremos e construiremos possibilidades, em vez de ficarmos paralisados na postura reclamatória e de vítima, coloco como caso a minha história, sou bibliotecária (área dificillllll, dizem que falta oportunidade, porem amo o que faço, sou uma profissional que não tenho do que reclamar,lógico que quero mais, sempre mais mas... primeiro me aperfeiçoo e depois reclamo a compensação..é preciso ter marketing pessoal, amor a profissão...felicidade em ser profissional..independe do que faças. assim deixo minha dica a todos os jovens que visitam esse Blog..."
Noeli Viapiana
Bibliotecária SENAC Florianópolis




''Podemos perceber que o mercado de trabalho esta cada vez, mais competitivo!
Por que isso? Entre talvez vários outros fatores que possamos encontrar, um que se ressalta é o fato de que a cada semestre temos milhares de pessoas com mão-de-obra qualificada saindo das Universidades, dos cursos Técnicos e assim vai.
Dentro disso, o que e como você irá fazer para garantir o seu lugar? É necessário ter diferenciais que destaquem você das outras pessoas.
Um exemplo de diferencial é o estágio, porque você sai do seu curso e já estará carregando uma bagagem não só teórica, mas também prática. Eu mesma estagiei aqui no IEL durante 2 anos na área de Recrutamento e Seleção, consequentemente isso me tornou bem mais competitiva no mercado de trabalho em comparação a outros colegas meus que ficaram apenas na teoria, ou seja, se eu chegasse em uma empresa e tivesse duas pessoas para contratar, uma recém formada em Psicologia e eu que também estou me graduando, quem vocês acham que teria mais chance? Isso iria contar muitos pontos, por isso a gente precisa busca cada vez mais se aprimorar na área, não parar no tempo, e também buscar oportunidades porque quem bate à porta uma hora ou outra consegue entrar, não podemos só esperar que a oportunidade venha, temos que ir atrás.
Você precisa observar a sua área de interesse profissional (capacitação) versus o que o Mercado da região tem maior demanda e aí você se dará bem. Por fim compartilho algo que ouvi de um psicólogo consultor de empresas e palestrante chamado Waldez Ludwig, ele diz que ‘você não tem que só fazer o que você gosta, tem que gostar do que você faz’ se chegar a isso, você vai bem no Mercado de Trabalho.''
Luana R. Karklis
Responsável pela área de Recrutamento e Seleção do IEL/SC de Tubarão
Graduanda em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC




           "O mercado de trabalho expandiu muito, as tecnologias referentes a este mundo estão cada vez mais inovadoras e a tendência é cada vez crescer e EXIGIR mais dos profissionais. Houve uma época em que ter um curso técnico ou uma graduação era suficiente para atingir um bom cargo no mercado de trabalho. Hoje, um profissional precisa muito mais que o famoso “canudo”. Inglês, informática e empreendedorismo são ferramentas essenciais para quem almeja uma bela carreira.
                A tendência é aumentar as exportações e as relações comerciais, de modo geral, com outros países. Apesar de ainda sermos um país de terceiro mundo, estamos com um grande avanço tecnológico na área de programação virtual como em jogos para celulares, por exemplo. Nesta área, que cresce a cada dia, a necessidade de um bom inglês e de ter ideias empreendedoras é fundamental.
                O mercado de trabalho não necessita mais daquele profissional “robô” que só obedece a comandos. Deste tipo de profissional o mercado está amarrotado. Porém, há uma grande carência de profissionais que tenham criatividade empreendedora, que fale inglês técnico e tenham ao menos noções básicas de informática.
                Só não podemos esquecer que para conquistar um bom lugar ao sol é preciso vestir a camisa e ir a luta. “Nada cai do céu”.
Daiane Fernandes
Professora de Língua Portuguesa

Busque algo novo
__________________________________


O estágio e as pesquisas sobre a profissão que deseja seguir, assumem grande importância na hora da decisão, pois assim o jovem tem uma noção do que irá enfrentar no cotidiano da carreira escolhida. Estamos inseridos em um mundo digital e esse em constante mudanças, não se pode ser um analfabeto digital, recicle seus conhecimentos, aperfeiçoe-se.
Você já tem que ver o mercado de trabalho muito antes de participar dele, existem vários vídeos a disposição na internet. Eles servem para ajudar (ou complicar mais ainda) a fazer a escolha da tão esperada profissão a ser seguida. Selecionamos alguns vídeos para você, que pode esclarece algumas dúvidas a respeito das profissões.





 
  
PENSAMENTO DO LOBO EM PELE DE CORDEIRO!

Você nunca estará certo do que fazer, experimente, as duvidas são constantes, e o conhecimento é adquirido com as duvidas, voce é jovem ainda, não perca tempo nem oportunidades!

17 comentários:

Paulo Paes disse...

Parabéns pessoal, ficou muito bom o post ;)

Sara Tancredo, 5811 disse...

adorei o novo blog, mandaram bem com o post tbm, parabéns heinn

Claudia disse...

muito bom o blog :)

Eduarda disse...

Muito bom o blog, ótimas dicas (:

cláudio disse...

ta massa o blog, os assuntos
parabéns pelos posts
abraço e boa sorte a todos!

Anônimo disse...

muito criativo, ficou otimo!

João Cleber disse...

Muito bom pessoal, o ovelhablog era muito bom... mas esse ovelhafake esta muito mas muito melhor, esse ano é primeirão pode ter certeza

Larissa disse...

muito bem abordado o tema, e bem colocado que acima de tudo temos que ter prazer no que fizemos, na profissão que exercemos!
parabéns!

Unknown disse...

O post esta ótimo, continuem assim! :)

Arthur Duarte disse...

Muito bom, ótimas dicas, temas bem elaborados.
Parabéns!

Maiara disse...

Muito bom o blog, povo! Parabéns!

Unknown disse...

É isso rapaziada, conteúdo bom! valeu, abraço!

Matheus Souza disse...

Muito bom o post pessoal, o assunto foi muito bem abordado e não ficou que nem os outros blog que é só Ctrl+C, Ctrl+V! PARABÉNS LOBOS EM PELE DE OVELHA hahaha

drehxsfretta disse...

muito bom esse post hein

Tatiane Hoffing disse...

Parabéns pessoal, achei a coisa mais fofa o blog de vxs! E achei muito interessante esse primeiro tema, continuem assim ♥

Anônimo disse...

Obrigado pela dica!!! era bem o que eu estava procurando!

HUGO disse...

É isso ai raça,é uma boa dica pros jovens que procuram empregos.. Boa sorte a todos vcs.. abraçoo!

Postar um comentário