Destaques

  • Acesse e COMENTE!
  • Muito Obrigado !
  • Acesse e COMENTE!
  • Sigam-nos os bons!
  • Visite o nosso antigo blog!

Sobre o Blog

O antigo Ovelha Blog, agora vem com cara nova, nome novo, tudo novo, para o Desafio Do Conhecimento 2010, realizado pela It's com o apoio do SENAI.
Seus integrantes, quatro alunos do terceirão do Colégio SENAI de Tubarão, tentam mais uma vez levar seu blog ao topo, e sempre dando dicas para os jovens sobre os temas divulgados.
Na última edição do desafio, o então, Ovelha Blog, ficou em segundo lugar, com uma nota de 9,2, ficou atrás somente do blog O Pasquim, que teve a nota de 9,5.

Sejam todos bem-vindos ao novo Ovelha Blog, ou melhor,
OVELHA FAKE!

Indústria: Vagas de emprego sobrando

Introdução Sobre Indústrias

Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.

O processo de produção industrial é também conhecido como setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais.

Também se pode usar o termo indústria, genericamente, para qualquer grupo de empresas que compartilham um método comum de gerar dividendos, embora não sejam necessariamente do segundo sector, tais como a indústria bancária ou mesmo a agroindústria.


Principais centros industriais catarinenses

Os principais centros industriais de Santa Catarina são Joinville e Blumenau. O primeiro tem caráter diversificado, com fábricas de tecidos, de produtos alimentícios, fundições e indústria mecânica. Blumenau concentra sua atividade na indústria têxtil (juntamente com Gaspar e Brusque) e recentemente também à indústria de softwares. No interior do estado, ocorrem numerosos centros fabris de pequeno porte, ligados tanto à industrialização de madeira quanto ao beneficiamento de produtos agrícolas e pastoris.

O nordeste do estado se destaca na produção de motocompressores, autopeças, refrigeradores, motores e componentes elétricos, máquinas industriais, tubos e conexões. No sul do estado (incluindo as cidades de Imbituba, Tubarão, Criciúma, Cocal do Sul, Içara e Urussanga), por sua vez, concentram-se as principais fábricas de cerâmica de revestimento do Brasil. O estado de Santa Catarina também lidera, no país, a produção de louças e cristais.

Na Região da Serra Catarinense, destacam-se a indústria madeireira e papeleira, onde grandes industrias estão concentradas devido ao potencial e existência de matéria prima na região. Nas indústrias da Serra são feitos os trabalhos de beneficiamento da madeira, até o benficiamento do papel, criando diversos derivados e o produto final. Além também de um crescimento na criação de industrias de diversos segmentos.


“Aaaaa” as vagas de emprego, como andam elas ai na sua região? As contratações estão em alta na sua “possível” área? Leve isso em conta também, porque hoje em dia, falta, isso mesmo FALTA, mão de obra boa, e barata (ou seja, o meninão que sai da faculdade, com um MEGA conhecimento, e aceita um salário baixo de começo), hoje em dia é mais fácil você contratar aquele recém formado, aquele funcionário que você pode moldar e fazer dele a CARA de sua empresa, do que contratar alguém que se ache mais experiente e já tenha suas restrições no trabalho, “e daí vai” o salário mais alto, e o menor controle, por isso jovens que saibam fazer, tenham PRÓ-ATIVIDADE, (que é o que precisamos hoje alem de mão de obra qualificada, que é o item que vamos explicar a seguir), a responsabilidade de mostrar que você é novato mais tem que ter o seu devido respeito! Alias você está ali pra mostrar quem você é, ou vai querer sair mal falado nos corredores da empresa como o “novato que não sabe nada”. Mas mesmo assim, muitas áreas a experiência é essencial, mais pra não se tornar ultrapassado e nem mão de obra não qualificada, nunca pare de estudar, e de se ATUALIZAR!
  • Mais da metade das empresas industriais brasileiras tem problemas com a falta de mão-de-obra qualificada;
  • A área de produção é a mais prejudicada pela falta de mão-de-obra qualificada;
  • Em termos de desempenho, a busca pela eficiência das empresas é a atividade mais afetada;
  • A capacitação dentro da empresa é a estratégia mais utilizada na obtenção de mão-de-obra qualificada;
  • Mais de 80% das empresas industriais investem em programas de capacitação;
  • A falta de cursos adequados é a maior dificuldade enfrentada na busca pela qualificação da mão-de-obra;
  • Cerca de 70% das empresas tem política de retenção de mão-de-obra qualificada.

Agora vamos ver gráficos  e tabelas que se você observar, vai ver como as empresas procuram essa tal de MÃO DE OBRA QUALIFICADA!

(clique nas imagens para ampliar)





















3 comentários:

Anônimo disse...

altos blog, bem organizado e bem bolado. Continua assim galera. Parabéns

Tatiane Hoffing disse...

muito bom pessoal continuem assim!

João Cleber disse...

me encarnei muito no layout brothers, parabéns!

Postar um comentário