Destaques

  • Acesse e COMENTE!
  • Muito Obrigado !
  • Acesse e COMENTE!
  • Sigam-nos os bons!
  • Visite o nosso antigo blog!

Sobre o Blog

O antigo Ovelha Blog, agora vem com cara nova, nome novo, tudo novo, para o Desafio Do Conhecimento 2010, realizado pela It's com o apoio do SENAI.
Seus integrantes, quatro alunos do terceirão do Colégio SENAI de Tubarão, tentam mais uma vez levar seu blog ao topo, e sempre dando dicas para os jovens sobre os temas divulgados.
Na última edição do desafio, o então, Ovelha Blog, ficou em segundo lugar, com uma nota de 9,2, ficou atrás somente do blog O Pasquim, que teve a nota de 9,5.

Sejam todos bem-vindos ao novo Ovelha Blog, ou melhor,
OVELHA FAKE!

Cusos Saturados = conhecimento guardado

3 comentários
Bom dia “ovelheiros”, boa tarde ou um boa noite pessoal. O desafio do Conhecimento esta chegando ao fim e desde já queremos agradecer a ajuda de todos que nos incentivaram e que contribuiram de certa forma para que pudéssemos chegar até aqui, muito obrigado a todos!

É os temas vem chegando e galera aqui vem notando, que um completa o outro, muitas vezes nós do ovelha achamos que estamos nós tornando repetitivos, mas é a competição, tentamos dar o nosso melhor, aplicamos textos pequenos (que já é difícil manter essa galera aqui antenada, pior ainda se agente fizesse um “TEXTÃOOOOOOO”) e espero que gostem do tema dessa semana, que é...

Cursos saturados = conhecimento guardado




Bom ai vem aquela maldita duvida de novo, o que fazer? E esse ponto é o mais discutido entre pais, e amigos, eu quero fazer “TAL” coisa, mas será que depois que eu me formar eu arranjo uma vaga? Sempre se forma um monte de gente, será que tem vaga pra mim? Então meu “brother” eu te digo que, nada que a gente faz, passa em branco, tudo a gente leva alguma coisa. Você pode ter terminado algum cursinho e pensar, “EU NÃO SEI NADA!”, ai está o seu erro, você sabe sim, e muito, portanto, não desista de um curso que você acha que não vai ter vaga, se você for um aluno bom em sua área, sempre vai ter uma vaginha, basta procurar ou utilizar do QI (quem indica) que quando temos “aqueles contatos” podemos sempre estar informado de vagas e sempre sofrendo indicações! Por isso o pessoal fala pra você não desistir de seu curso, arrisque, tudo é conhecimento, faça uma engenharia, depois publicidade, depois invente em outra área, tudo é conhecimento, hoje em dia o que não podemos parar de fazer é de estudar, se mantenha sempre informado, atualizado, converse, saiba o que o mercado precisa, se especialize em áreas, CRIE A SUA ARÉA!
Se a vaga está difícil em sua cidade, mude, se você tem capacidade de se aventurar por esse “mundão” à fora, experimente, divulgue currículos pra fora de sua cidade, olhe bem aonde fica o foco de sua profissão na região, e se arrisque, é dela que vem a sorte...
Mas, a coisa mais importante no mercado de trabalho, seja em cursos “saturados” ou “não saturados”, é se destacar na multidão, para se destacar, a principal coisa é ter respeito com as pessoas ao seu lado, exercer influencias boas sobre essas pessoas e fazê-las sentir-se bem em estar com você.

“Acho que sorte é bastante previsível. Se você quiser mais sorte, arrisque-se. Seja mais ativo. Apareça mais frequentemente.” Brian Tracy

Não fique com medo, porque você tem o conhecimento e se preparou para isso!

Infelizmente há um longo caminho entre a escolha da profissão e o ingresso no mercado de trabalho.
Os jovens precisam e desejam ingressar no mundo do trabalho. É quando tem a real oportunidade de demonstrar se são ou não responsáveis, se sabem respeitar a hierarquia, se tem noções claras de ética e cidadania. E é quando aprendem a lidar com o próprio dinheiro.
Daí surge a preocupação e a necessidade da busca pelo primeiro trabalho, pois é através dele que o jovem se afirmará como pessoa e como cidadão. No entanto, como conseguir se inserir no mercado num contexto tão desencorajador como o exposto abaixo?

Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de metade da massa de desempregados no Brasil tem entre 15 e 24 anos. De acordo com o estudo, a proporção entre o número de jovens desempregados e o total de pessoas sem emprego no País era de 46,6% em 2005, a maior taxa entre dez países pesquisados.

A falta de experiência é a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem experiência o emprego está difícil, imagine para quem está só começando. Sabendo que a procura por vaga é maior que a oferta, as empresas, na hora da contratação, aumentam as exigências, fazendo crescer a competitividade no mercado de trabalho. Conclusão: quem nunca trabalhou, tem muita dificuldade para conseguir a primeira chance.

O domínio de (pelo menos) uma língua estrangeira, conhecimento dos principais programas de computador, falar e escrever o português corretamente e muita disposição para o trabalho, são principais habilidades que um candidato a emprego deve ter.





Conhecimento de "conhecedores"

"Elas são sempre as mais procurados pelos vestibulandos. Medicina, direito e odontologia causam suspiros em muitos candidatos. Atraídos muitas vezes pela idéia de que essas tradicionais carreiras dão dinheiro, muitos estudantes passam anos em cursinhos preparatórios na esperança de alcançar a sonhada vaga numa faculdade ou universidade. É quando vocação e perspectiva salarial se confundem. Depois de concluírem o curso, acabam se deparando com um mercado saturado e com poucas chances de inserção. O mercado saturado preocupa, mas os melhores profissionais sempre são recompensados. "Tenho boas perspectivas. O bom dentista sempre tem seu lugar"
Marcos Antonio, de 21 anos – estudante de medicina

"O futuro odontólogo diz que pretende se especializar na área cirúrgica e, mesmo com a fartura de profissionais atuando no centro de Brasília, não pretende recorrer às vagas existentes no interior do país. "Sei que no início é difícil, mas depois de algum tempo e realizando um bom trabalho os clientes virão".
Luiz Henrique Paiva, de 21 anos – estudante de odontologia






Existem apenas três ramos de atividade que você sempre terá emprego!
1º Alimentação - todos precisam comer
2º Educação - todos tem que estudar
3º Saúde - todos precisam de médicos, enfermeiros,

Para complementar essa semana que eu julgo ter acordado meio PENSADOR, ai vai mais uma frase para os indecisos!

"A coisa mais difícil para o homem é o conhecimento próprio"
Provérbio árabe

E o pior que é verdade! Quem somos? Para onde vamos? E o que vamos fazer nesse “VESTIBAAAAAAAAAA”!?





        


Indústria: Vagas de emprego sobrando

3 comentários
Introdução Sobre Indústrias

Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.

O processo de produção industrial é também conhecido como setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais.

Também se pode usar o termo indústria, genericamente, para qualquer grupo de empresas que compartilham um método comum de gerar dividendos, embora não sejam necessariamente do segundo sector, tais como a indústria bancária ou mesmo a agroindústria.


Principais centros industriais catarinenses

Os principais centros industriais de Santa Catarina são Joinville e Blumenau. O primeiro tem caráter diversificado, com fábricas de tecidos, de produtos alimentícios, fundições e indústria mecânica. Blumenau concentra sua atividade na indústria têxtil (juntamente com Gaspar e Brusque) e recentemente também à indústria de softwares. No interior do estado, ocorrem numerosos centros fabris de pequeno porte, ligados tanto à industrialização de madeira quanto ao beneficiamento de produtos agrícolas e pastoris.

O nordeste do estado se destaca na produção de motocompressores, autopeças, refrigeradores, motores e componentes elétricos, máquinas industriais, tubos e conexões. No sul do estado (incluindo as cidades de Imbituba, Tubarão, Criciúma, Cocal do Sul, Içara e Urussanga), por sua vez, concentram-se as principais fábricas de cerâmica de revestimento do Brasil. O estado de Santa Catarina também lidera, no país, a produção de louças e cristais.

Na Região da Serra Catarinense, destacam-se a indústria madeireira e papeleira, onde grandes industrias estão concentradas devido ao potencial e existência de matéria prima na região. Nas indústrias da Serra são feitos os trabalhos de beneficiamento da madeira, até o benficiamento do papel, criando diversos derivados e o produto final. Além também de um crescimento na criação de industrias de diversos segmentos.


“Aaaaa” as vagas de emprego, como andam elas ai na sua região? As contratações estão em alta na sua “possível” área? Leve isso em conta também, porque hoje em dia, falta, isso mesmo FALTA, mão de obra boa, e barata (ou seja, o meninão que sai da faculdade, com um MEGA conhecimento, e aceita um salário baixo de começo), hoje em dia é mais fácil você contratar aquele recém formado, aquele funcionário que você pode moldar e fazer dele a CARA de sua empresa, do que contratar alguém que se ache mais experiente e já tenha suas restrições no trabalho, “e daí vai” o salário mais alto, e o menor controle, por isso jovens que saibam fazer, tenham PRÓ-ATIVIDADE, (que é o que precisamos hoje alem de mão de obra qualificada, que é o item que vamos explicar a seguir), a responsabilidade de mostrar que você é novato mais tem que ter o seu devido respeito! Alias você está ali pra mostrar quem você é, ou vai querer sair mal falado nos corredores da empresa como o “novato que não sabe nada”. Mas mesmo assim, muitas áreas a experiência é essencial, mais pra não se tornar ultrapassado e nem mão de obra não qualificada, nunca pare de estudar, e de se ATUALIZAR!
  • Mais da metade das empresas industriais brasileiras tem problemas com a falta de mão-de-obra qualificada;
  • A área de produção é a mais prejudicada pela falta de mão-de-obra qualificada;
  • Em termos de desempenho, a busca pela eficiência das empresas é a atividade mais afetada;
  • A capacitação dentro da empresa é a estratégia mais utilizada na obtenção de mão-de-obra qualificada;
  • Mais de 80% das empresas industriais investem em programas de capacitação;
  • A falta de cursos adequados é a maior dificuldade enfrentada na busca pela qualificação da mão-de-obra;
  • Cerca de 70% das empresas tem política de retenção de mão-de-obra qualificada.

Agora vamos ver gráficos  e tabelas que se você observar, vai ver como as empresas procuram essa tal de MÃO DE OBRA QUALIFICADA!

(clique nas imagens para ampliar)





















Diversidade de Cursos + Instituições de Ensino.

3 comentários
A ESCOLHA
Escolher uma instituição de ensino é encontrar um mundo novo, temos que ter responsabilidades e começar a adquirir compromissos, para conseguir escolher algo que sabemos e gostamos. No entanto, os jovens são submetidos a muitas informações a qual curso seguir e ainda contam com a influencia de amigos e pais, os quais possuem um desejo em relação à sua escolha.
       Hoje em dia a escolha de uma instituição é tão difícil quanto escolher uma carreira para seguir. Pois é só com um ensino superior de qualidade que você vai abrir espaços para oportunidades futuras, e a qualidade do curso vai refletir na sua qualificação profissional.
Nessa fase de escolhas e decisões é muito importante que você pesquise, conheça e se informe sobre o que mais lhe interessa. Busque profissionais na área para melhor orientar nessa difícil missão. Enquanto não chega a hora, o Ovelha Fake da algumas dicas para você ficar ligado. Confira!


          ''Para a escolha do curso, devemos considerar o prazer pessoal a estudar, para futuramente trabalhar na área estudada. Há casos que no último semestre do técnico trocam de curso pelo simples fato de "não terem se encontrado"... Um curso que futuramente lhe traga recursos financeiros, porém, não a satisfação pessoal, deve ser evitado. Quando nós fazemos as coisas com gosto, elas saem melhores e sempre haverá o reconhecimento. A instituição deve ser escolha do próprio indivíduo, cuja escolha lhe traga satisfação e motivação para desenvolver com qualidade os seus estudos. Boa remuneração e colocação no mercado de trabalho se acham, mas para quem realmente tem preparo e especialização, ou seja, a pessoa deve estudar e trabalhar muito para obter o reconhecimento necessário.''                 Ovelha Fake
         ''Hoje em dia a escolha de uma instituição é tão difícil quanto escolher uma carreira para seguir. Pois é só com um ensino superior de qualidade que você vai abrir espaços para oportunidades futuras, e a qualidade do curso vai refletir no futuro. Até certo tempo, os cursos eram escolhidas e influenciadas pelos pais: se o pai era técnico em Redes, o filho obrigatoriamente tinha que ser técnico em Redes ou estudar com algo na área de informática...  Como conseqüência, muitos procuravam os "divãs" de psicólogos e psiquiatras... Haviam muitos conflitos pessoais (ser ou não ser: eis a questão!). Felizmente, hoje a situação esta mudando. É certo que automaticamente seguimos os passos das pessoas que nos incentivam e estão a nossa volta... Contudo, hoje há a liberdade de escolha. E neste contexto, a orientação profissional tem um grande peso. Ademais, a tecnologia e muda constantemente. Uma importante ferramenta que também pode nos auxiliar na escolha de um curso.''                 Prof.º Muriel Barbosa Felipe, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Presidente da CIPA Pedagógica do SENAI de Tubarão.
''Existem vários testes vocacionais a disposição na internet. Eles servem para ajudar (ou complicar mais ainda) a fazer a escolha do seu curso técnico. Isso pode ser meio complicado, mas também esclarece algumas dúvidas a respeito das profissões a serem seguidas futuramente.''                 Noeli Viapiana, Bibliotecária.



1. Tradição
Tradição não significa tempo de atuação. Verifique se a instituição de ensino tem professores qualificados, atualizados e comprometidos e é admirada pela comunidade, pelos alunos e ex-alunos. Confira o seu prestígio como organização acadêmica e o seu compromisso com a sua região de atuação. Escolha uma instituição da qual você queira fazer parte.

2. Localização
A sua instituição de ensino tem que ficar o mais perto possível da sua casa ou do seu trabalho. Avalie as facilidades de acesso e transporte para não perder tempo no trânsito, ou até mesmo ser obrigado a mudar de casa ou de cidade para poder estudar. Mesmo sendo mais baratas ou até mesmo gratuitas, algumas faculdades acabam ficando mais caras para o aluno por causa dos custos de moradia e transporte. Escolha uma instituição de qualidade que você realmente consiga cursar.

3. Qualidade do ensino
Um bom indicador da qualidade de uma instituição de ensino é a variedade e atualidade dos cursos e a qualificação do corpo docente. Avalie se além da experiência acadêmica os professores têm vivência prática na área profissional e ligação com o mercado de trabalho. Inovação pedagógica, aulas práticas, acesso dos alunos aos professores e boa preparação para o mercado são outros indicadores importantes. Lembre-se de que os indicadores do MEC (CPC e IGC) não medem a empregabilidade das instituições. Escolha a instituição que tem cursos e professores de qualidade para não se arrepender depois.

4. Empregabilidade
Facilitar o acesso do aluno ao mercado de trabalho, para conseguir estágio ou emprego, oferecer apoio vocacional e na montagem e inserção de currículos são fatores que indicam a empregabilidade oferecida por uma instituição de ensino. Verifique se a instituição escolhida tem informações sobre a empregabilidade e a ascensão social dos alunos formados em anos anteriores. Escolha a instituição que oferece mais condições de garantir o seu emprego no futuro.

5. Credenciamento no MEC
Verifique se a instituição que você escolheu está credenciada e se os cursos oferecidos são autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação. Existem muitas instituições que usam o termo "UNIVERSIDADE", indevidamente. Outras instituições não estão credenciadas para oferecer determinados cursos. Certifique-se de que a instituição é realmente o que ela diz ser.

6. Infraestrutura e preço
Preço alto ou prédio luxuoso não são indicadores da qualidade de ensino. Laboratórios bem equipados, bom acervo na biblioteca, equipamentos de informática disponíveis para os alunos, funcionalidade, limpeza e manutenção eficientes do campus, corpo docente qualificado e motivado, e funcionários prestativos são alguns dos itens que você tem de avaliar ao escolher a sua instituição de ensino. Além disso, o valor da mensalidade tem que corresponder à infraestrutura oferecida. Verifique também se a mensalidade cabe no seu bolso ou se a instituição facilita o financiamento, caso você precise complementar o valor do curso que quer fazer. E desconfie de descontos excessivos, principalmente no caso de transferências. Escolha a instituição que oferece condições de infraestrutura e preço que valham o investimento na sua educação.

7. Atuação ética no mercado
Uma instituição ética não oferece vantagens irreais, não troca professores toda hora, não tem "armadilhas" nos preços (começa cobrando barato e depois aumenta o preço), não anuncia ser o que não é, e não faz "tráfico de alunos", oferecendo descontos maiores para alunos de outras instituições do que para os seus próprios estudantes. Antes de escolher, confirme se a instituição de ensino é ética como você.

Para descobrir se a instituição de ensino atende às suas exigências
Pesquise a instituição na Internet
Visite o campus pessoalmente
Informe-se sobre o perfil dos professores
Conheça a grade curricular
Faça contatos com alunos e ex-alunos
Verifique a imagem da instituição junto às áreas de RH das empresas
Procure descobrir se a instituição escolhida acumula queixas em sites de reclamações e nos órgãos de defesa do consumidor.


          Somente gostando do que faz conseguirá êxito. Quando você gosta as tarefas deixam de ser a obrigação e tornam atividades prazerosas.
          A escolha do curso é uma decisão séria, que precisa ser feita com cuidado e paciência. Pessoas bem informadas gostam de ler quase tudo a qual tem acesso, fazendo-a por puro prazer, visitam lugares diferentes através da imaginação, olham o seu redor do que a si próprio, tem grandes chances de um dia parar, abrir aquele sorriso no rosto e dizer “é isso que eu vou fazer”.


       Para uma grande parte dos jovens, seguir os conselhos dos pais é a melhor escolha. Em contrapartida, alguns não encaram essa decisão como uma alternativa, mas sim como uma árdua obrigação. Mas, o fato é que muitos buscam orientações para a escolha tanto do curso quanto para a instituição de ensino, mesmo que não concordem com as sugestões.
       Entre os pais, é comum o caso daqueles que desenvolvem certa pressão para que seus filhos escolham determinadas carreiras; por outro lado, existem os que preferem não opinar na decisão, também pode ser prejudicial, pois acaba deixando o jovem perdido diante de suas dúvidas com a escolha dos caminhos a serem seguidos.
       Escolheram a primeira escola do filhos, ajudaram na escolha dos primeiros amigos. Então, por que não podem orientar na hora de escolherem a instituição profissionalizante? Existem pais que se anulam nessa fase tão importante e isso não é bom. A escolha institucional e cursorial vai orientar e sedimentar o restante da vida profissional do jovem.
       Para o Ovelha Fake, é possível orientar sem obrigar. A situação pode ser totalmente controlada caso os pais decidam apenas apoiar e encorajar seus filhos ao invés de tentar impor uma decisão já pré-definida. Orientar e não determinar. É isso que os pais precisam fazer.
       Desde cedo, a criança deve ser encaminhada para que tenha conhecimento de todos os tipos de profissão. Isso pode ser feito através de conversas, livros, opiniões alheias. Mas só ela que vai escolher em que área vai querer se aprofundar e fazer um curso técnico.
       O recém-formado em automação industrial João Sombrio foi entrevistado pela equipe do Ovelha Fake e na entrevista afirmou que soube administrar bem essa situação. Mesmo sendo filho de técnicos industriais, o jovem de 18 anos conta que recebeu apoio dos pais, mas não foi forçada a seguir a mesma profissão que eles. Sempre me senti muito seguro com relação à minha escolha. "Não decidi ser técnico em automação industrial só porque meus pais são, mais sim porque vi uma grande oportunidade aparecendo para quem tinha esse curso na época em que comecei. E com isso fiz a minha escolho e recebi todo o apoio deles."
       É claro que um exemplo bem-sucedido dentro de casa é muito importante no desempenho dos filhos. João na entrevista ainda conta que, embora não tenha escolhido seu curso baseada na carreira de seus pais, ela sempre percebeu, dentro de casa, que a área industrial era uma área na qual gostaria de atuar. 
       O técnico João é um exemplo bem-sucedido de profissionais que decidiram construir sozinhos a sua própria carreira. Apesar de ter o auxílio dos meus pais, nunca dependi deles para crescer na minha profissão. Tanto com relação aos estudos, como na escolha da minha qualificação, nunca precisei ser influenciada. Inclusive, meu primeiro estágio eu consegui sozinha, conta o jovem, que pretende continuar estudando para prestar concursos públicos para a área técnica.

       O Ovelha Fake aprova este comportamento. O filho precisa sim da ajuda dos pais, mas tem que aprender a caminhar com as próprias pernas. O auxílio paterno é fundamental, mas o importante é deixar que os jovens tracem sozinhos a sua jornada na hora da escolha dos seus estudos. Não significa que o filho não possa fazer a mesma coisa que os pais. Mas a independência é necessária, senão teremos estudantes que não vão estar satisfeitos, nunca conseguirão ser plenos, simplesmente porque não nasceram para isso.


       De certa forma a quantidade de curso a ser escolhido é algo que nos deixa muito intrigados, porque eles são divididos em varias áreas com varias funções, a escolha é uma dureza, é preciso saber o que escolher, mais pense o seguinte, não é ruim ter muitas opções, se por acaso existisse menos cursos, iríamos reclamar, mais a tanta coisa a ser feita e a ser escolhida, que acabamos reclamando da quantidade de escolha. Galera, como dizia cazuza, “o tempo não para” então, se quer fazer o curso, FAÇA! 
       E se depois surgir outra curiosidade, siga outros rumos, tente aprimorar seus conhecimentos em varias áreas, com varias técnicas, como por exemplo, faça marketing, e depois hotelaria, muita gente deve dizer, “PÔ! NÃO TEM NADA A VER!”, mas é ai que você se engana, elas se completam, imagina você, gerente da parte de promoções de uma MEGA agencia de turismo, como eu ouço todo dia, SAIBA FAZER E ACONTEÇA NO MERCADO!
       Ensino a distancia, uma proposta de conhecimento para quem quer aprender, em qualquer lugar, e em qualquer condição. Existem vários lugares que hoje em dia oferecem cursos a distancia, que é uma oportunidade de adquirir conhecimento em casa,
existem até mesmo cursos gratuitos em alguns lugares, como a UNISUL, que possui a Unisul Virtual que oferece pós-graduação, graduação, e outros atributos a quem está pronto a usar a TECNOLOGIA a favor do CONHECIMENTO.

Qual a importância de um curso superior?

6 comentários
AAAAAAA o famoso curso superior, aquele “friu” na barriga, qual vai ser minha escolha? Sigo o rumo do meu pai? Faço o que a mãe pediu? Meu amigo me falou que este era legal! Mais eu gosto mesmo é de...

Em contrapartida, alguns não encaram essa decisão como uma alternativa, mas sim como uma árdua obrigação. Mas, o fato é que muitos buscam orientações para ingressar em uma carreira, mesmo que não concordem com as sugestões.

Todo mundo passa por um momento como esse em sua vida (e quem não passou, ainda vai passar), é complicado, você está no meio do 3ªº, e se você vê a galera correndo atrás do que “ser”, todo mundo buscando um porque existir entre tantos profissionais. Todo mundo fica com medo e pensa, nunca que eu vou ser isso!
Aí que você se engana, a turma do “ovelha” vê isso como uma barreira invisível, você faz o curso, e quando termina ele, você fala:
“Pô, terminei o curso e não sei nada cara!”

MENTIRA!!!
Você adquiriu muito conhecimento, e você tem noção, o problema é o medo da prática de trabalho, de desafio, o famoso MEDO DE PRIMEIRO EMPREGO.




O tema é CURSO SUPERIOR.
Você sabe quantos cursos existem?
Existem 3 áreas, a das Exatas, as Humanas e as Biológicas. Que se dividem em várias especializações que chegam a mais de 250 cursos, que atuam de varias funções.
Quando você entra na faculdade, parece tudo festa, mais não é bem assim. Olhem essa piadinha: O que a faculdade faz com agente!
 Mas na verdade a faculdade nao prepara somente para o mercado de trabalho, e sim para a vida.

Como diz Frederick van Amstel:

“O Curso Superior é aquele que é capaz de transformar profundamente o intelecto de uma pessoa. Quem faz um Curso Superior abre as portas, as janelas e os porões da mente para a entrada da luz do conhecimento. É uma experiência inigualável.
Agora que eu terminei meu Curso Superior, parei pra olhar pra trás e vi o tamanho da caminhada. São tantos vales, montanhas, florestas e rios que cruzei que nem consigo mais ver onde começou isso tudo. Só posso dizer que antes do primeiro passo não podia imaginar que o mundo era tão grande... e tão complexo.
Agora já posso colocar no meu currículo o título de Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, mas sabe do que mais? Isso é o de menos. A Faculdade não me ensinou a ganhar dinheiro, a Faculdade me ensinou a pensar. Pensar sobre a sociedade, pensar sobre o homem, pensar sobre eu mesmo. Ao invés de sair preparado para o mercado, saio da Universidade preparado para a vida.”
 




Dica da "Ovelha"


Preste atenção, seja o “cara” que sabe o que deve ser feito, e faça bem, o professor está ali pra te explicar, exija o máximo dele, jogo de cintura é essencial para os novos “guerreiros do cotidiano”. Todos temos que ter nosso lado “malandro”, corra atrás de seu objetivo, ter FOCO, é o que precisamos, se lembre “champs” (Champs = campeão,gíria usada pela turma, FICA A DICA) balada, e zuação com a turma, só no final de semana, guarde suas forças para “zuar” ao máximo com a turma no feriado, durante a semana estude, e aproveite o máximo, conhecimento é legal, pelo incrível que pareça.
Procure bem, SEJA SEMPRE O MELHOR NAQUILO QUE FAZ!
E pra quem “curte” ler, aí vai uma sugestão, mas se não possui a devida paciência, igual a turma do ovelha, mas agente se esforça pra fazer isso. Lembre-se é essencial ler, procure gostar de ler, comece devagar, você pega o ritmo, leia o que você gosta, quando fazemos o que gostamos tudo fica mais fácil.

Driblando o desemprego
e
"Para que profissão você foi feito?"
Autor: Psicólogo Gérard Roudaut (FR)


_________________________________________

Dica do Prof.º Muriel Barbosa Felipe, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Presidente da CIPA Pedagógica do SENAI de Tubarão.

"Até certo tempo, as profissões eram escolhidas e influenciadas pelos pais: se o pai era médico, o filho obrigatoriamente tinha que ser médico ou da área da saúde... Se havia um padre na família, deveriam seguir a profissão. Como conseqüência, muitos procuravam os "divãs" de psicólogos e psiquiatras... Haviam muitos conflitos pessoais (ser ou não ser: eis a questão!). Felizmente, hoje a situação esta mudando. É certo que automaticamente seguimos os passos das pessoas que nos incentivam e estão a nossa volta... Contudo, hoje há a liberdade de escolha. E neste contexto, a orientação profissional tem um grande peso. Ademais, a tecnologia emuda constantemente. Uma importante ferramenta que também pode nos auxiliar na escolha de uma profissão."
_________________________________________

Dica da Luana R. Karklis
Responsável pela área de Recrutamento e Seleção do IEL/SC de Tubarão
Graduanda em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC


“No meu ver, o curso superior oferece uma capacitação mais aprofundada a respeito de determinada profissão. Ele possibilita uma formação teórica em longo prazo que além de dar um suporte melhor para as práticas, certamente abre as portas do mercado de trabalho pra você, principalmente se levarmos em consideração a área.”

_________________________________________


Mais algumas dicas da "Ovelha"

Teste vocacional: Existem vários testes vocacionais a disposição na internet. Eles servem para ajudar (ou complicar mais ainda) a fazer a escolha da tão esperada profissão a ser seguida. Selecionamos um teste para você, pode ser meio complicado, mas também esclarece algumas dúvidas a respeito das profissões.
http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

Guia de profissões: Pesquise alguma profissão aqui neste site, mesmo se já sabe o que fazer, olhe outras áreas, conhecimento nunca é demais.
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/

 Perguntas Frequentes sobre Educação Superior
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1438

As universidades perto de você
http://siead.mec.gov.br/novosiead/web/site/#tab=0 

A importância do planejamento da carreira 
http://www.oswaldocruz.br/conteudo_ler.asp?id_conteudo=12485 






Episódio do programa Fantástico de 29/04/2007
A importância da conclusão de cursos superiores e de especialização, para entrar no mercado de trabalho




_________________________________________ 


Veja a dica de Marcelo Adnet, apresentador dos programas 15 minutos e Comédia MTV, para se dar bem nas provas. Colando não dá!




_________________________________________ 


Programa Bom dia Santa Catarina de 03/03/2009
Universidade oferece Curso Superior para 3ª idade










"Aqui fechamos mais um tema do desafio do conhecimento 2010 e a "ovelha" está indo dormir por hoje, ahhh não esquece galera, COMENTA LÁÁ!!!"